segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mais uma vez sobre perdão e mágoas guardadas

Nasci filha, não me tornei mãe.
Sendo filha, cresci, não sou mais uma criança.
Mesmo com a maturidade de meus trinta e cinco anos e a oportunidade de ter ajudado a criar e cuidar de primos e sobrinhas não herdei de mães e crianças o desprendimento que as faz perdoar com tanta rapidez e naturalidade. Impressiona-me esse poder de resiliência. Lamento não conseguir.
Estou profundamente magoada com minha mãe que, no seu exercício de ser avó, permite que minha sobrinha mais nova cometa as piores tolices do mundo e, apesar de já ter lido de uma avó e educadora a seguinte frase: "mãe é que é pra educar, vó é pra estragar", não me contento com a prerrogativa, apesar das evidências.
Vó estraga mesmo!
Estraga a relação de mãe/pai com a filha/neta e, por tabela, a relação de mãe e filha dela com os seus. Sim, se duvidas, tenta contrariar um neto tolo, tenta deixar de fazer alguma coisa em que os pequenos teatralmente, aos berros e batidas de pés exigem na frente dos avós. Tente.
Sempre impus limites. Sempre fui a tia chata, que coloca condições, impõe regras, estipula prazos de cumprimento de tarefas e, sinceramente, não sei se tivesse filhos seria diferente. O que sei é que não admito tolices, malcriações, resmungos, pés que marcham, dedos que exigem. Sou a tia capitã Nascimento.
Por esse motivo, ganhei inúmeros títulos nem um pouco nobres de minha mãe e esse final de semana o meu pote de mágoas chegou ao limite e estou mal.
Fechei-me em copas e, infelizmente, desisti de contribuir com a educação da pequena; desisti da distribuição gratuita de conselhos e orientações; desisti da convivência atribulada. Cansei da educação às avessas que vem recebendo a pequena.
Não tive filhos e nem pretendo tornar-me mãe. Deixe que quem tem crie os seus. Eduque-os do jeito que achar conveniente. Corrija-os segundo seus moldes e ideal educacional. Aguente, resiliente, as tolices que fazem.
Larguei mais um piano e subi pro camarote.
Estava sendo muito custoso ser tia, ser madrinha e sobretudo ser filha.
Deixa quieto.
"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é e não me olhe como se a polícia andasse atrás de mim".
É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha Clau...